Reflexão sobre os impactos da tecnologia no comportamento

https://i.postimg.cc/150KDGmc/socialmedia.jpg

 

Ouça o artigo:

Se acreditarmos nas reportagens na qual lemos, a tecnologia está tendo um grande impacto em nosso comportamento social, e de fato podemos estar caminhando para um grande problema no futuro. Algumas pesquisas têm mostrado que nossos cérebros são maleáveis, mas como os dados ainda não avançaram consideravelmente, não mostra um entendimento profundo de como a tecnologia tem afetado nosso comportamento. Todo o conteúdo que as empresas de tecnologia nos mostra pode influenciar nossa percepção, e no geral influenciar nosso comportamento social.

Avanços tecnológicos e transformações sociais

Os avanços da tecnologia nas últimas décadas transformou a sociedade, seu impacto entre nós, como indivíduos, não é tão claro. Temos algumas histórias com a tecnologia, antes da chegada dos smartphones na maioria das vezes apenas usávamos para atender chamadas ou olhar mensagens de texto SMS quando era enviado, poucas vezes tínhamos alguns “aplicativos” neles ou alguns joguinhos para passar o tempo, depois que foram surgindo o iPhone e os primeiros smartphones tudo começou a mudar. Recebemos chamadas, mensagens, e começamos a instalar todos os tipos de aplicativos, jogos e muito mais. Qualquer notificação do celular, mesmo em uma conversa formal, estamos prontos para pegar o celular. Se antigamente apenas olhávamos o celular para atender ligações, hoje vivemos com eles, e são partes de nós. E alguns nunca conheceram a vida sem ele.

A geração da internet dos anos 90 é a nascida em meados dos anos 80 ou 90, que viveram em princípio com a internet no computador, ela não conheceu a internet através do celular. E muitos ainda tinham que entrar em lan houses para poder utilizá-la, fazer pesquisar ou até mesmo conversar em bate-papo. Com os avanços da tecnologia, computadores passaram a acompanhar todos nós, e a evolução foi constante, e muitas vezes foram sendo substituídos pelos laptops ou notebooks e por fim os celulares modernos, chamados de smartphones. Quase não existe mais necessidade de usar o computador para as tarefas antigas, o celular de hoje é um mini computador e faz todas as tarefas que antigamente poderia ser feita apenas por computadores e eles fazem até mais que os antigos computadores. E podemos observar que em diferentes contextos que a tecnologia foi moldando o comportamento. A tecnologia hoje se tornou fundamental para tudo que se acontece, você pede comidas, faz compras, olha os mapas da sua rua, tudo isso através de seu celular.

Existem muitas acusações de que as redes sociais ou a tecnologia em geral nos dá uma certa dependências e causa prejuízos a nossa saúde mental. De fato, ao ver o impacto devastador que as redes sociais, por exemplo, criar bullying, preconceito, e outros problemas na saúde mental dos jovens, é difícil ver de outra forma. Dentro das redes sociais podem ter diferentes tipos de comportamento destrutivo, preconceituosos que podem ser devastadores para alguns. Todo o tipo de mídia, imagens, mensagens podem influenciar sua percepção e causar algum desconforto. E isso podendo refletir em vários aspectos mentais. Alguns cientistas argumentam que os dispositivos celulares promovem o isolamento social, enquanto podemos ter amigos online, isso prejudica nossos relacionamentos na realidade – pense em crianças, pais e parceiros usando seus telefones durante o jantar em vez de interagir uns com os outros.

Mas é claro, a tecnologia também tem impactos positivos nos comportamentos. O uso de celulares e da internet pode ajudar na organização de muitas tarefas do dia a dia, ajudar a gerenciar horários de exercícios e muito mais. Existem também aplicativos de celular que podem ajudar a ter melhores noites de sono e por ironia até evitar o uso constante de celulares. As redes sociais, bem filtrada, podem evitar os muitos conteúdos preconceituosos e devastadores. Outro fato importante é que as redes sociais podem também manter contato com familiares que estão longe, ou diminuir um pouco a sensação de solidão caso se sinta. Ela também possibilita projetos de estudo facilmente - apesar dos diferentes problemas em organizar melhor os estudos, ela teve um importante papel durante a pandemia.

A literatura acadêmica reconhece que tem falhas. Os estudos em ambientes experimentais ainda não tem estudos consistentes. É extremamente difícil descobrir se o uso das redes sociais causa, digamos, narcisismo ou se simplesmente as pessoas já são narcisistas e propensas a usar as redes sociais. Isso porque, hoje em dia, é muito difícil encontrar pessoas que nunca estiveram online – o que poderia ajudar muito nas pesquisas. Há uma literatura tímida e emergente que mostra como a realidade virtual pode mudar, até mesmo, comportamentos racistas. 

Considerações finais

Nossos cérebros são maleáveis, e a tecnologia progrediu a tal ponto que não sabemos realmente se ou como está nos mudando. Existem impactos positivos e negativos no comportamento, mas o campo é complexo e pouco pesquisado. É esperado que surjam mais pesquisas nessa importante área. Nossa sociedade em geral está sendo moldada por meio da tecnologia, a pesquisa nessa área se torna parte fundamental para sabermos que caminhos podem nos levar e os impactos que a tecnologia está construindo.



Referências

Bases Neurobiológicas das Redes Sociais: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2021.626337/full

Consequências para a saúde cerebral do uso da tecnologia digital: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.31887/DCNS.2020.22.2/gsmall

Excesso do Que é Bom: Investigando a Associação entre o Uso Real de Smartphones e o Bem-Estar Individual: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10447318.2017.1349250

0 comments:

Postar um comentário